sábado, novembro 27, 2004

Televisão por um idoso.

Sou velho idoso reformado casado, tenho 71 anos e trabalhei como contínuo numa escola. Moro com a minha mulher e dois gatos em Campo de Ourique.

Acordo cedo e como um queque; vou para a casa de banho. Vou para o sofá . Durante a semana posso ver na televisão programas giros e divertidos com outros idosos da minha geração a assistir na plateia e muitas palminhas batidas no meio (SIC 10 Horas, Bom Dia Portugal, Praça da Alegria, Você na TVI). Vejo muitos rabinhos de meninas mais novas a cantar música popular portuguesa num tom brejeiro.
Como qualquer coisa depois de discutir com a minha senhora ( queria carapaus fritos e não sardinhas fritas). Vou para a casa de banho. Ponho nas notícias da TVI , pois são mais entendíveis que os outros canais generalistas. Fazem-me lembrar os meus tempos de miúdo quando passam a história da menina Suzana de Carrazeda de Ansiães que nunca viu o mar e que é a única aluna da sua escola sem aquecedor. Olho para a SIC e vejo a imagem de um cão alemão a salvar miúdos nas escolas, mas como é em alemão mudo para o Prédio do Vasco na TVI e solto umas boas gargalhadas. Levanto-me e vou á casa de banho.
Ao lanche o meu filho João telefona-me a perguntar se quero ir ver o meu Benfica-Rui Ave ao estádio e eu mando-o á merda.
Sento-me outra vez a ver televisão, olho para o "Às 2 por 3" e ponho-me a par das novidades da "Quinta". Rodo o comando para o "Portugal no Coração" e topo o rabinho da loirinha. Gosto muito do Padre Borga. Vou á casa de banho. Tento mandar uma mensagem escrita para o rodapé do programa, a fim dos meus sobrinhos no Canadá verem, mas acabo por desistir. Não percebo nada. Consigo convencer a minha senhora a mudar para o Preço Certo em Euros durante 20 minutos enquanto ela vê as 5 novelas brasileiras e portuguesas.
Ah! Finalmente... os "Morangos com Açúcar", posso ver corpos jovens e meninas bonitas a rirem. A minha senhora gosta do enredo e eu ...também!
Janto uns bifinhos com arrozinho fritinho e uma saladinha bem temperadinha.
O Jornal da Noite é passado a dormir e a ler a "Bola". Vou á casa de banho outra vez.
Estou com sono. Levanto-me do meu cadeirão, dou um beijinho na "Cagufas" e uma festinha na minha senhora e vou para cama depois de ir fazer uma mijinha. Fecho a luz e ressono de imediato.