quinta-feira, março 30, 2006

DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI


MAS AFINAL DE CONTAS O QUE É A MÚSICA?


Toda a combinação de sons e silêncios é música?
Música é arte? Ou de outra forma a música é sempre uma arte?
É necessário que a combinação seja deliberada, ou podemos considerar música qualquer som encontrado na natureza? E o canto dos pássaros ou outros animais pode ser considerado uma combinação?
A música é um fenómeno humano ou pode também ser percebida por animais e plantas, como defendem alguns?
A música existe antes de ser ouvida? O que faz com que a música seja música é algum aspecto objectivo ou ela é uma construção da
consciência e da percepção?
Será que a música concreta (aquela cheia de barulhinhos "sem ritmo e aleatórios") é igualmente música?
Estalar os dedos é música?
Assobiar aleatoriamente é música?
Tremer a perna com ritmo é música?

Talvez MÚSICA seja toda a representação ritmada de sons e silêncios com intenção por parte de um sujeito de a provocar. Mas é inerente e de certeza que sempre acompanhou a evolução humana desde os primórdios. Com o aumento e expansão do cérebro, nomeadamente de áreas do cérebro responsáveis pela coordenação e audição foi tendendo a uma linguagem própria que atravessa culturas e povos distintos. Mas isso não faz sentido: pois como explicar o canto de canários e outros semelhantes? Complicado.

Como me dizia um amigo "madrileno" APRENDER MÚSICA DEVE SER FÁCIL, SÓ TEM 7 NOTAS! Obviamente que desistiu de tentar tocar baixo pelos seus próprios meios ao fim de 2 meses frustrados.

Não existe mais perda de tempo do que tentar fazer uma clave de sol num papel abandonado que se tem ao pé do teclado. Miserável, não consigo.

5 Comments:

Blogger zaok said...

imaginar a vida sem música :S

11:22 da manhã  
Blogger Mafalda said...

o teu amigo madrileno há de ser baixista. Umas coisas são fáceis, outras nem por isso. A música tem que se lhe diga. Eu estudei musica ha muitos anos e se agora recomeçasse, duvido que não fosse dificil.
Eu consigo "ver" musica em qualquer som que oiça... qualquer estalido é-me suficiente para ter vontade de ouvir uma "continuação". Por isso eu acho que depende do ouvido e da própria situação.

8:39 da tarde  
Blogger mathilde said...

hgbfjnjgnkjn. vao trabalhar!

2:33 da manhã  
Blogger Jair said...

O som irritante que o "Space" faz é musica?
E entretanto eu considero que é um fenomeno perfeitamente compreendido por animais,e voce e eu somos a prova de tal...PARVO!

11:36 da tarde  
Blogger Sofia said...

hum... anos 80??

2:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home