segunda-feira, outubro 22, 2007

Acupunctura

A ACUPUNCTURA é uma prática terapêutica milenar, originária da China, que perde nos tempos a sua idade. Chega ao Ocidente no século XVII, trazida por Missionários Jesuítas que lhe conferiram o nome: ACUPUNCTURA (das palavras latinas: Acus - agulha e Punctura - picada).

A Medicina Tradicional Chinesa engloba também, a aplicação de calor (Kao - cauterização), como é comprovado pelo ideograma original da Acupunctura: ZHEN - agulha e Jiu - calor. Posteriormente e em consequência da introdução da Acupunctura no Japão, o termo KAO - foi substituído pela designação Japonesa MOXA, que prevaleceu. Daqui o vocábulo: MOXABUSTÃO (cauterização). Fundamentada na conceptualização filosófica do TAOISMO tradicional, assentando numa teoria médica racional, coerente e despida, actualmente, de qualquer esoterismo, a Acupunctura deve a sua grande difusão na Europa Acupunctura(sem esquecer o trabalho de outros) a George Soulié de Morand (1878-1955).

Concretamente, a Acupunctura é uma técnica cuja finalidade principal é a criação de estímulos terapêuticos que actuam sobre o sistema de regulação do organismo. Introduzem-se agulhas muito finas (ou aplicam-se MOXAS - moxabustão) em pontos definidos, seleccionados após prévio diagnostico e que se encontram ligados entre si por uma rede de trajectos - MERIDIANOS - relacionados e correspondentes, em nomes e funções, aos órgãos (ZANG) e às vísceras (FU). Nesta rede de Meridianos circulam os fluxos energéticos QI (leia-se TCH'I), de natureza YIN ou YANG, que devem manter um equilíbrio harmonioso. Se assim não é, surge a doença. A Acupunctura tem como objectivo neutralizar esses desvios, regulando e restabelecendo a harmonia da fisiologia energética do organismo, corrigindo os seus excessos e deficiências.

A validade da Acupunctura não está mais em discussão. Sobreviveu a todos os ataques, à destruição, aos impedimentos, aos detractores. Praticada em muitos países do Mundo e ensinada actualmente em muitas AcupuncturaFaculdades de Medicina, está já integrada nos Sistemas de saúde de vários países.

A investigação científica comprova e demonstra que os seus efeitos terapêuticos são o resultado de acções bioquímicas e neurofisiológicas, resultantes da inserção de agulhas ou da aplicação das moxas. É uma terapêutica com elevados índices de adesão dos doentes e que, tecnicamente bem executada, não cria secundarismos iatrogénicos, tendo um binário - custo (baixo) - benefício (positivo). Ainda erradamente apelidada de medicina alternativa por pseudo profissionais, a Acupunctura não merece ser qualificada como tal, pelo aspecto depreciativo com que esse termo a rotula. Há sim, e apenas, MEDICINA.

Enriquecida com novos aspectos como a Acupunctura Eléctrica, a Acupunctura por Laser e a mesoacupunctura, a ACUPUNCTURA é, pois, uma prática INTEGRATIVA na MEDICINA da actualidade. É reconhecida como especialidade Médica em muitos países e noutros como COMPETÊNCIA (pré - especialidade).