segunda-feira, julho 25, 2005

Energia Nuclear

Estudos mostram que os medos que muitos nutrem sobre energia nuclear são totalmente irracionais.

As vantagens da energia nuclear em substituição da utilização de combustíveis fósseis na produção de energia são impressionantes. A energia nuclear é segura, limpa e eficaz mas apenas fornecem 7 % da energia em todo o mundo. Uma da grandes vantagens da utilização deste tipo de energia é o fornecimento de urânio proveniente de países estáveis, como o Canadá ou a Austrália. E não de países com uma economia bem deficitária e inconstante, como muitos do 3º Mundo dependem em muito da venda de carvão, petróleo e gás natural pa sustentar a sua economia. De salientar que se obtêm dois baldes de lixos altamente radioactivos na energia nuclear, em vez de emissões altamente poluentes para a atmosfera como se observa na queima de combustíveis fósseis na centrais. Todas as centrais nucleares têm que ter todos os testes em dia, que são mais ou menos 100 testes rigorosos feitos periodicamente efectuados por técnicos altamente credenciados. Emprega igualmente postos de trabalho valiosos para a dinamização da tecnologia do País e da zona em questão.
Emissão de gases ou ácidos: zero

É loucura rejeitar a energia nuclear quando mais precisamos dela para combater o aquecimento global. Realmente as ideias pseudo-românticas de que as energias renováveis podem combater os combustíveis fósseis não tem lógica nenhuma, e só uma produção altamente rentável deste tipo de energias (éolica, marés e correntes marítimas, solar; etc...) podem fazer frente á queima fóssil.

Portanto, basicamente ou nos pomos a pensar nestas questões ou então podemos começar a ir para a praia em Janeiro com temperaturas bem quentes logo no princípio do ano, que maravilha!

2 Comments:

Blogger zaok said...

as energias eólicas e das marés vão começar agora a aparecer mais, as energias renováveis vao começar a ser muito mais usadas. Tenho um amigo meu que trabalha comigo, que vai entrar num projecto desses e pelo que tenho lido tem bastantes capacidades, mas custa muito dinheiro ! Não há bela sem senão..

11:20 da manhã  
Blogger Simontarantino said...

Não faz sentido pensar num país com a geografia de Portugal e desconsiderar as energias renováveis. Em vez de nos pormos com mariquices que tal investir nisto, na nossa formação neste género de energias e exportarmos a nossa provavel mão de obra qualificada para fazer aquilo que Portugal devia ter começado a fazer quando se apercebeu que não tem recursos naturais. O recurso a investir não é a sardinha é a cabeça, o tuga é técnico, então comporte-se como um técnico.

3:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home